Belplas Indústria e Comércio de Plásticos
  • Início
  • História
  • Qualidade
  • Especificações
  • Soluções
  • Novidades
  • Contato
  • Pesquisa
7 de outubro de 2020 por Belplas Embalagens

A embalagem é o produto

A embalagem é o produto
7 de outubro de 2020 por Belplas Embalagens

Há décadas uma questão assombra aqueles que, como eu, sabem da importância que a embalagem tem para os negócios. Nós sempre nos perguntamos por que as empresas brasileiras não percebem este valor, e por que ainda não utilizam este recurso para potencializar o desempenho do produto no mercado.

Pesquisas realizadas por escolas e instituições do setor concluíram que os profissionais estão, em sua maioria, dedicados à redução de custos da embalagem, ao invés de se dedicarem a utilizá-la de forma melhor: aproveitando a contribuição que o investimento feito pela empresa neste item pode proporcionar, como por exemplo, a utilização da embalagem como ferramenta de marketing, veículo de comunicação e elo de conexão com a internet.

A embalagem é uma poderosa ferramenta de competitividade que não pode mais ser utilizada apenas para carregar o produto: ela precisa ajudar a impulsionar o negócio da empresa.

Não faço aqui uma crítica aos profissionais de embalagem, que muitas vezes são forçados pelas demandas de seus empregadores. O nó da questão deste artigo diz respeito ao porquê das empresas brasileiras não utilizarem todo o potencial de suas embalagens e, na maioria das vezes, nem sequer perceberem o valor que elas têm.

Demorou, mas finalmente encontrei uma hipótese que pode nos levar a um entendimento melhor sobre esta questão: precisamos mudar a mentalidade que se estabeleceu nas empresas, que as fazem enxergar a embalagem apenas como um custo, um insumo de produção como os demais. Um entendimento equivocado, que faz com que as companhias entendam como produto apenas aquilo que elas fabricam, ou seja, aquilo que vai dentro da embalagem, fabricada numa outra empresa que fica longe e está cadastrada em seu departamento de compras.

Eles não sabem que, para o consumidor, a embalagem e o conteúdo constituem uma única entidade indivisível, conhecida pelo nome de produto. Portanto, produto para o consumidor quer dizer embalagem e seu conteúdo, uma vez que uma coisa não existe sem a outra. É neste entendimento truncado que reside o nó da questão.

Não é fácil mudar mentalidades arraigadas e, para isso, todo o setor de embalagem, as empresas e profissionais que atuam na cadeia, precisam se dedicar a mudança do “mindset” pois, como ensinou o venerável sábio chinês Lao Tsé, “mais vale acender uma vela que maldizer a escuridão”.

Não adianta ficar reclamando que as empresas não dão valor para a embalagem e que estão obstinadamente dedicadas a redução de seu custo. Precisamos acender uma vela e lembrar em todas as oportunidades que, para o consumidor, o produto e a embalagem constituem uma única entidade indivisível. Além de lembrar a todos que esta entidade participa e interfere na percepção de valor que o consumidor forma sobre o produto. Quem sabe assim encontramos um ponto de partida para tentar desatar o nó.

Fonte: https://www.segs.com.br/seguros/211637-a-embalagem-e-o-produto

Artigo anteriorDe milho a cana: empresas apostam no ‘plástico verde’Próximo artigo Análise: O atual cenário do mercado de resinas

Posts recentes

Inovação ecológica: pesquisadores transformam plástico em combustível de aviação28 de maio de 2021
Ação da Braskem já disparou 77% no ano, mas há espaço para subir mais, apontam analistas26 de abril de 2021
Falta de matéria-prima é a maior em 19 anos e leva indústria a reduzir produção26 de abril de 2021

Categorias

  • Inovações
  • Plástico
  • Sustentabilidade

Tags

2021 Alimentos análise Braskem Controle de Temperatura Descarte Design embalagem Embalagens impactos industria Inovação Inovações Matéria-Prima meio ambiente pandemia Plástico plástico verde produto reciclagem resinas Sustentabilidade tendencias transformadores

Belplas Embalagens

Nós acreditamos em criatividade com ideias inovadoras!

Estamos aqui para ajudá-lo a encontrar a melhor solução em tampas para seus produtos!

Atendimento

Via Industrial, 310, Distrito Industrial
CEP 13602-030 - Araras/SP
(19) 3541-5846
belplas@belplas.com.br
Seg à Sex. 8hrs - 17h30

Posts recentes

Inovação ecológica: pesquisadores transformam plástico em combustível de aviação28 de maio de 2021
Ação da Braskem já disparou 77% no ano, mas há espaço para subir mais, apontam analistas26 de abril de 2021
Falta de matéria-prima é a maior em 19 anos e leva indústria a reduzir produção26 de abril de 2021
Copyright © 2019 Belplas Indústria e Comércio de Plásticos.
Desenvolvido por Soma Soluções em T.I
Rife Wordpress Theme. Proudly Built By Apollo13