A Westlake e Sasol declararam Força Maior em produtos produzidos em suas operações em Lake Charles após a tempestade. A Entergy também fornece energia ao sudeste do Texas, onde a empresa disse que os esforços de restauração de energia continuam. Outras áreas do sudeste do Texas afetadas pela tempestade, como Port Arthur e Port Neches, tiveram a energia restaurada em grande parte no dia 3 de setembro.
Cerca de 16,9%, ou 6,97 milhões de toneladas/ano, dos 40 milhões de toneladas/ano da capacidade de eteno dos EUA está offline. Cerca de 29% da capacidade de etileno dos EUA estava desligada antes do furacão Laura atingir o continente.
Preços EUA para Setembro de 2020
Hoje, os preços spot do eteno nos EUA se mantém nos níveis atingidos em 1 de setembro, ou seja, o nível mais alto desde que a S&P Global Platts começou a avaliar o Choctaw.
- Os preços de exportação spot dos EUA de LDPE e HDPE para Moldagem por Sopro atingiram seus níveis mais altos no mês de setembro, em meio a vários produtores que declararam Força Maior, após a tempestade.
- Os preços do LDPE subiram U$ 110 por tonelada, atingindo a maior alta em 22 meses.
- Os preços do buteno do LLDPE aumentaram U$ 99 por tonelada.
- O material de Moldagem por sopro de HDPE aumentou U$ 88 por tonelada e o material para Injeção e para Filme de HDPE subiram U$ 99 por tonelada.
- Os preços de exportação de PVC subiram U$ 165 por tonelada, a maior alta em seis anos, após uma semana da Westlake Chemical’s e da Formosa Plastics in USA declarar Força Maior no PVC.
- Os preços spot de PP Homopolímero nos EUA subiram U$ 22 a tonelada.
Uma observação que deixo registrada é que mal iniciamos o mês de setembro e eu já estou recebendo as cartas formais de novos aumentos para o mês de outubro, o que na minha opinião não há mais espaço e aderência.
Cenário – Brasil e LATAM
A petroquímica Braskem bateu recorde de vendas em agosto. A empresa retomou as taxas normais de operação em suas centrais petroquímicas, cuja carga média foi reduzida no segundo trimestre devido ao avanço da Covid-19. A empresa informou na semana passada em entrevista ao Valor Econômico que superou as 350 mil toneladas de resinas comercializadas em agosto.
A retomada gradativa do consumo e da economia mundial, da demanda forte por resinas termoplásticas, a alta do dólar e a restrição internacional de resinas, foram fatores que contribuíram para a evolução dos resultados financeiros da Braskem.
Para a distribuição oficial da Braskem e para a distribuição de resinas nacionais e importadas de outras origens e petroquímicas, mesmo com a escassez de resinas e com os impactos gerados pela pandemia, de maneira geral, estão conseguindo recuperar parte de suas vendas e principalmente recuperar a perda de margem e rentabilidade, ocasionadas no primeiro semestre.
A demanda nos meses de junho e julho já tinha apresentado melhora e uma tendência de alta, mas agosto foi um mês fantástico para quem comercializa resina. Essa reação do mercado sinaliza um segundo semestre melhor para a economia brasileira em geral.
Apesar desse cenário otimista em relação à demanda, à reação da economia e ao aumento da lucratividade, tanto no Brasil como na América Latina, que apresentam cenários muito parecidos, consequentemente, os transformadores de resinas estão sofrendo as consequências dos vários aumentos de preços consecutivos e ainda tentando driblar a restrição da disponibilidade de resinas no mercado. A Braskem e a Dow Argentina juntas não têm capacidade produtiva para atender toda a demanda deste mercado LATAM, fora que outras petroquímicas estão com algumas dificuldades da retomada de sua capacidade total de produção.
Impactos deste cenário aos Transformadores de Resinas
Avaliando especificamente o mercado brasileiro, observamos que a pandemia afetou o transformador de plásticos principalmente nos meses de março em abril, período que registrou uma queda de -30%.
Em maio e junho, o desempenho foi melhor e as expectativas dos empresários são ainda de aumento de produtividade até o final de 2020. Há perspectiva de que o ano encerre em um nível de produção -6% menor do que o ano de 2019.
Os transformadores em geral, da mesma forma que a maioria dos empresários brasileiros, fizeram o possível evitar demissões. Porém, 58% das empresas utilizaram instrumentos como redução de jornada e salário, 47% anteciparam férias, 38% tiveram que efetivamente demitir e 33% suspenderam contratos de trabalhos e utilizaram banco de horas, seguindo pesquisa realizada pela Abiplast.
Nesse momento em que ainda estamos passando pela pandemia, o objetivo do transformador é sobreviver da melhor forma possível, buscando as melhores opções de crédito e capital de giro, trabalhando e gerindo s sua equipe, e também buscando manter o seu abastecimento de resinas, para não interromper suas operações.
Atualmente, o transformador de resinas a nível mundial vem sofrendo vários aumentos consecutivos nas resinas devido ao cenário exposto acima. Esses aumentos são muito impactantes e representam uma média em torno de 60% à 70% do custo final do produto, e há muita dificuldade em repassar na íntegra todos os esses aumentos para a cadeia final, que vem se reposicionando e se recuperando aos poucos dos efeitos e impactos da pandemia.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/setembro-2020-cen%25C3%25A1rio-do-mercado-internacional-de-e-roberta/?trackingId=0pjWeHtFSISbnwklsSsItw%3D%3D